Arquivo

Tags

Popular Posts

Parcerias

Blogroll

Avançar para o conteúdo principal

Book trailers

Em termos internacionais, os book trailers chegaram para ficar. Ninguém sabe muito bem ao certo como começou esta ideia ou quais são as regras que a regem mesmo assim, nota-se um aumento exponencial na criação e divulgação de book trailers. Há canais de youtube dedicados a isso e algumas editoras também, como a brasileira Rocco, já criam pequenos trailers para os seus livros.
Mas o que é exactamente um book trailer?
A resposta é linear na maior parte dos casos, tal como os trailers de filmes são feitos da edição e montagem de algumas das cenas mais emocionantes do filme a modo a deixar os espectadores curiosos,  os book trailers dão ao leitor também uma vaga ideia do conteúdo da história, normalmente com frases do livro ou frases criadas a pensar na história em questão.
Existem também book trailers feitos por fãs, nos quais os fãs procuram imagens de filmes ou actores que achem que poderiam interpretar os papeis das personagens e fazem uma montagem a seu gosto contando a história do livro (atenção os fãs dos book trailers podem ou não colocar spoilers nos trailer!).
Esta é sem dúvida a ideia do futuro para captar leitores para livros novos e, apesar de não ser tão grandioso como uma adaptação para cinema, os book trailers poderão conseguir cativar uma audiência que de outro modo não se interessaria por livros, sendo que já se vêem alguns destes trailers não só na internet como na televisão o que sem dúvida desperta a curiosidade dos leitores. (Lembro-me vagamente de ver um ou outro mas em Portugal não são ainda comuns.)
Aqui no Encruzilhadas não queremos ficar para trás e estamos a pensar criar uma rubrica semanal onde postaremos dois ou três book trailers para que possamos divulgar não só as novidades, como dar uma pequena amostra dos livros que estamos a ler no momento.
Queríamos saber a vossa opinião e deixar-vos uns book trailers para verem. Continuação de boas leituras!

Para não enchermos a página inicial do blog cliquem no ler mais para ver os trailers por favor.


A Cidade dos Ossos por Cassandra Clare


Hush, Hush por Becca Fitzpatrick


União por Ally Condie


Ki
(Catarina)
Sobre a autora:

Bibliófila assumida e escritora de domingo. Gosta de livros e tudo o que esteja relacionado com eles, tem a mania que tem opiniões sobre coisas e gostas de as expor no seu blog conjunto Encruzilhadas Literárias, tem também uma conta no GoodReads e é das melhores coisas que já lhe aconteceu.

Comentários