Arquivo

Tags

Popular Posts

Parcerias

Blogroll

Avançar para o conteúdo principal

Parabéns "Orgulho e Preconceito"! Parabéns Jane Austen!

Elizabeth Bennet protagonizada
pela actriz Jennifer Ehle para a
série de 1995 da BBC.
Orgulho e Preconceito de Jane Austen faz 200 anos! 

Pode não o parecer mas é verdade, Orgulho e Preconceito, um dos grandes clássicos da literatura, foi publicado, pela primeira vez, há exactamente 200 anos, mais exactamente a dia 28 de Janeiro.

Como os nossos leitores mais assíduos sabem, a Cláudia tem uma paixão secreta (e daí talvez não muito secreta mas sem dúvida muito profunda) pelo mais famoso clássico de Jane Austen e inclusivamente desafiou-me a começar a lê-lo dia 28, para assinalar o seu aniversário. Desafio a que respondi com muita alegria mas encontro-me numa encruzilhada, é que apesar de o querer ler, não tenho uma cópia!

É no entanto, para quem queira, muito fácil deitar a mão a este clássico. Como os direitos de autor do mesmo já caducaram, podemos encontrá-lo em várias editoras quer em português (Civilização Editora, Europa-América, etc) quer no original em inglês. E para quem anda com o orçamento mais controlado, as bibliotecas de Lisboa tem mais de sete exemplares disponíveis para leitura.

Qual é a história de Orgulho e Preconceito?
Orgulho e Preconceito é uma clássica história de amor e mal-entendidos que se desenrola em finais do século XVIII e retrata de forma acutilante o mundo da pequena burguesia inglesa desse  tempo. Um mundo espartilhado por preconceitos de classe, interesses mesquinhos e vaidades sociais, mas que, no romance, acabam por ceder lugar a valores mais nobres: o amor.
As cinco irmãs Bennet, Elizabeth, Jane, Lydia, Mary e Kitty, foram criadas por uma mãe cujo único objectivo na vida é encontrar maridos que assegurem o futuro das filhas. Mas Elizabeth, inteligente e sagaz, está decidida a ter uma vida diferente da que lhe foi destinada. Quando Mr. Bingley, um jovem solteiro rico, se muda para uma mansão vizinha, as Bennet entram em alvoroço…
Elizabeth Bennet protagonizada pela actriz Jennifer Ehle.
Os nossos leitores mais atentos (e vá, os menos atentos também) já se devem ter apercebido que este clássico tem sido adaptado não só ao grande ecrã (com Keira Knightly no papel da heroína Elizabeth) como ao pequeno também (neste caso com Jennifer Ehle), e conhece vários spin-offs (séries baseadas na história do livro mas que não a seguem) e não é raro encontrar títulos de livros ou de episódios de séries que façam referência a este livro. O que confirma Orgulho e Preconceito como um dos maiores clássicos de sempre.

Jane Austen
Nascida em 1775, Jane Austen era a penúltima filha dos oito filhos do Rev.º George Austen, reitor de Steventon, Hampshire, onde a romancista viveu até a família se mudar para Bath em 1801, e para Southampton em 1805. Em 1808, depois da morte do pai, Jane Austen fixou-se perto de Alton, mudandose, depois, em 1817, para Winchester, onde morreu de anemia nesse mesmo ano.
Começou a compor histórias e vários trechos quando menina. Estas obras juvenis seriam suspeitas se os manuscritos não existissem, pois mostram um dom satírico que é raro mesmo na maturidade intelectual.
No entanto, o seu sucesso enquanto escritora foi conseguido sobretudo entre 1811 e 1816,  com a publicação de  Sensibilidade e Bom Senso,  Orgulho e Preconceito, Mansfield Park  e  Emma. Teve ainda outros dois romances póstumos, Northanger Abbey e Persuasão, e deixou um último inacabado, Sanditon.

Sobre a vida da autora saiu em 2007 o filme "Becoming Jane" com Anne Hathaway no papel de jovem (e ainda não publicada) Jane Austen. A ideia do filme é provar que as histórias da autora foram inspiradas por acontecimentos na sua vida.

Algum Encruzilhado já leu obras de Jane Austen? O que pensam delas?

Comentários

  1. Jane Austen é das minhas escritoras favoritas! Tem uma escrita tão simples mas tão bonita, e as histórias são sempre cativantes :)

    ResponderEliminar
  2. Eu sou mt suspeita para falar porque é uma das minhas escirtoras preferidas. Aconselho a ler Persuasão que é uma bela história de amor.

    para descobrir Jane Austen aconselho uma visita ao blogue: Jane Austen Portugal ( http://janeaustenpt.blogs.sapo.pt/) Eu faço parte da equipa deste blogue :)
    Vera

    ResponderEliminar
  3. Estive a cuscar Madrigal e é o paraíso para mim! Já me tornei seguidora!! :D

    ResponderEliminar

Enviar um comentário