Arquivo

Tags

Popular Posts

Parcerias

Blogroll

Avançar para o conteúdo principal

Livros Banidos 2012


Hoje entramos na semana dos Livros Banidos! Esta é uma causa que me toca bastante porque nunca fui impedida de ler fosse o que fosse e faz-me imensa confusão que algumas escolas, associações religiosas, pais e governos se achem no direito de o fazer. Obviamente que não falo das proibições devido a restrições da idade, afinal nenhum pai vai dar a uma filha de 12 anos o livro Visto do Céu para ler ou As Cinquenta Sombras de Grey.
Até porque a pior parte dos livros banidos (ou proibidos) numa determinada área nem sequer estão disponíveis para leitura! Imaginem-se a ter doze anos e a não poderem pegar num único livro de Harry Potter ou da trilogia Mundos Paralelos porque simplesmente não existem na biblioteca da vossa escola porque a Associação de Pais decretou que os mesmos são satânicos. Imaginem pedirem o livro aos vossos pais e eles se recusarem a comprar ou mesmo que não se recusem que pura e simplesmente não encontrarem o livro à venda para vos dar. 
Este ano a semana dos Livros Banidos faz 30 anos de existência! E há trinta anos que luta pela possibilidade  destas crianças de 12 anos lerem Harry Potter e para que os Adolescentes possam ler Os Jogos da Fome. A luta é mesmo pela possibilidade de o fazerem. Ninguém quer obrigar ninguém a ler, mas queremos que as pessoas tenham a possibilidade de o fazer.
Como sabemos a palavra escrita tem poder e há livros que efectivamente podem mudar vidas e a maneira que as pessoas tem de ver o mundo mas e principalmente, os livros fazem-nos sentir menos sós. Como nos podemos achar no direito de proibir alguém de ler?
Alguém bastante conhecido disse uma vez que fugiria de todo e qualquer país onde se queimassem livros, porque após isso, certamente que não faltaria muito para que se queimassem pessoas. Um bom exemplo disto foi a Inquisição que efectivamente queimou livros e pessoas por igual. E o medo que as pessoas tem aos livros não é dos livros em si, do papel e da tinta, é sim das ideias que se escondem nas palavras e que acabam por se esconder dentro das pessoas modificando-as e fazendo-as pensar "e se, e se...".
Assim sendo, esta semana convido-vos a ler um livro banido, ou se não puderem ler um completo que leiam um capítulo ou dois. Não estarão sozinhos! Em vários sites da internet estarão disponíveis excertos destes livros assim como vídeos com pessoas a lerem os mesmos em voz alta. Em algumas bibliotecas nos EUA também existirão leituras em voz alta de livros que são banidos e não existem naquela biblioteca.
Leiam para dentro ou leiam em voz alta mas leiam! Leiam por todos os livros que alguém quer calar! Leiam por todas as ideias que alguém quer matar! Leiam por aquela criança que jamais saberá o que é Harry Potter. Leiam!



Ki
(Catarina)
Sobre a autora:

Bibliófila assumida e escritora de domingo. Gosta de livros e tudo o que esteja relacionado com eles, tem a mania que tem opiniões sobre livros e gostas de as expor no seu blog conjunto Encruzilhadas Literárias, tem também uma conta no GoodReads e é das melhores coisas que já lhe aconteceu.

Comentários

  1. Não é só o harry potter...Já foram banidos livros de Jodi Picoult, os pilares da terra, clássicos como o Huckleberry Finn ou o brave new world...A América tem destas idiossincrasias. Sou contra qualquer restrição...Quando era novita li muitos livros que nem para a minha idade eram e não morri...Acho que a função dos pais é explicar e fazer compreender em vez de proibir simplesmente.

    cumps

    ResponderEliminar
  2. Olá Sara!
    É verdade, há muitos livros banidos infelizmente. Falamos deles num post há uns meses atrás :) E amanhã comentamos um deles "Crónica de uma Serva" de Margaret Atwood.
    Também não concordamos com o "banimento de livros" e por isso gostamos de passar a palavra ;

    ResponderEliminar
  3. Eu vou começar "O Deus das Moscas" de William Golding esta semana. Já tinha planeado lê-lo este Outono, mas quando vi que estava na lista de livros banidos, achei que era a altura ideal para o ler.

    ResponderEliminar
  4. Landslide sem dúvida que esta é a altura ideal! :D

    ResponderEliminar

Enviar um comentário