Arquivo

Tags

Popular Posts

Parcerias

Blogroll

Avançar para o conteúdo principal

Estudos sobre Veneno de Maria V. Snyder

Estudos sobre Veneno
de Maria V. Snyder
Edição/reimpressão: 2007
Editor: Mira Books

Resumo:
Prestes a ser enforcada, Yelena é agraciada com uma prorrogação extraordinária para sua pena. Ela aceita se tornar provadora de comida e morrer no lugar do Comandante de Ixia. Mas Valek, o chefe da segurança, não deixa brecha para fuga e a envenena com Pó de Borboleta. Somente se apresentando diariamente para ele, Yelena poderá tomar o antídoto. Enquanto tenta encontrar um meio de escapar, rebeldes planejam sitiar Ixia, e Yelena desenvolve poderes mágicos. Sua vida é ameaçada e ela precisa escolher de novo... Estudos sobre veneno, primeiro livro da trilogia As Lendas de Yelena Zaltana, é uma história que encanta como uma poção mágica. O reino criado em detalhes por Maria V. Snyder deixa lugar para novas fábulas com Yelena. Um romance de estreia que impressiona ao mesclar fantasia, suspense e aventura e que foi comparado a Guerra dos Tronos, de George R. R. Martin pela Publishers Weekly. (Capa e resumo da versão brasileira)

Rating: 3,5/5

Comentário:
O resumo do livro é bastante ilustrativo do que se passa na história. Condenada à forca Yelena opta por viver mais uns tempos como provadora de comida do Comandante de Ixia, e é exactamente aqui que a nossa história começa! Não temos de esperar páginas e páginas para ver a Yelena e o Valek a interagirem enquanto este lhe lê a sua sentença e lhe dá uma hipótese de viver durante mais uns tempos. Assim sendo, é uma história que começa no momento H e parte daí.
Tal como maior parte dos livros de fantasia e distopias que tenho apanhado nos últimos tempos este livro é contado na primeira pessoa, o que a mim não me faz muita diferença mas sei que há pessoas que não o suportam e pessoas que o adoram. A verdade é que gostei tanto da história que a meio do primeiro volume encomendei logo o segundo e terceiro para poder ler tudo de uma única vez.
Devo dizer que a escrita de Maria V. Snyder é cativante, ela sabe o que os leitores querem ler e sabe dar informações nas doses certas. Uma pessoa fica em suspense tentando perceber o que se está a passar e ao mesmo tempo segue admirada a história de Yelena.
Gostei também da maneira como a autora desenvolveu as relações humanas no livro e a maneira como a Yelena aprender a fazer amigos e descobre em quem pode efectivamente confiar. Apesar da sua sorte, a Yelena é uma personagem muito humana, isto é, falha e faz as suas birras e tem as suas manias e isto tudo contribuí para lhe dar uma dimensão diferente do habitual.
Creio que a saga "Estudos" ganha a audiência pela humanidade das suas personagens e a escrita fluída da sua autora. Maria V. Snyder que criou um mundo que, apesar não ser extremamente complexo, é funcional e está povoado com personagens que aprendemos facilmente a amar e que nos criam saudades quando os livros acabam.
A Yelena tem um lugar muito especial na minha estante, adorei a sua história e li tudo de uma golfada. A minha classificação fica no entanto, nas 3,5 estrelas pois acho que já li livros melhores dentro do estilo. Creio que a minha paixão se deve mesmo às personagens e ao estilo de escrita da autora apesar da história também tenha o seu interesse. Assim sendo, e da minha parte, este livro vai com o selo de recomendação do Encruzilhadas.

Book trailer:

Comentários